O mercado de mineração no Brasil é um setor estratégico para a economia. Esse protagonismo traz consigo desafios regulatórios significativos, como o enfrentado pelo Processo Administrativo Sancionador.

A Resolução nº 122/22, publicada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), surge como um marco histórico nesse cenário, regulamentando os procedimentos para apuração das infrações e sanções, bem como o arbitramento dos valores das multas aplicáveis pelo descumprimento das obrigações da legislação.

Apesar do avanço, a complexidade e a densidade normativa do diploma se provaram a principal barreira a ser superada. A Audiência Pública nº 03/24 está inserida nesse contexto e buscou, junto aos agentes do setor, contornar esses problemas.

Em artigo para o Portal Legislação&Mercados (Capital Aberto), Thiago Riccio, sócio responsável pela área de Direito Público e Regulatório, e nossos advogados Marcela Assis e Elias Giovanini, analisam criticamente as principais mudanças na Resolução nº 122/22 discutidas na Audiência Pública nº 03/24 e suas possíveis implicações para o futuro do setor.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

#Mineração #ANM #Sanção #ProcessoAdministrativoSancionador #AudiênciaPública #SetorMinerário #DireitoPúblico #DireitoMinerário #DireitoRegulatório #FreitasFerrazAdvogados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR